O que são Facilities e quais os serviços mais procurados?

gestão de estruturas (tradução literal do termo inglês “facilities management“) constitui um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, frequentemente associado a funções relacionadas com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações, tais como edifícios de escritóriosestádiosescolascentros de congressoscentros comerciaishospitaishoteis, etc..

nternacionalmente, a gestão de facilidades é referida pelos termos ingleses “facility management” (gestão de facilidade) e “facilities management” (gestão de facilidades), ambos ocasionalmente referidos pela sigla “FM“. Os dois funcionam como termos intercambiáveis, cujo uso depende principalmente da área geográfica onde são empregues. No Reino Unido e em outros países da Commonwealth é preferido o termo “facilities management“, enquanto que o termo “facility management” é o mais utilizado internacionalmente. Nos EUA, ambos os termos são indiferentemente utilizados.

O termo “facility” – para além de poder ser traduzido, para a língua portuguesa, por “facilidade” no seu sentido lato e geral – é usado correntemente na língua inglesa para designar, em sentido restrito, um edifício ou outra instalação que suporte uma atividade militar, institucional ou comercial. Para o Comitê Europeu de Normalização este termo significa algo mais abrangente, sendo “facility” definida como qualquer “ativo tangivel que suporta uma organização”.

A origem de “facility” ou “facilidade” vem do latim “facilitas” ou “facilitátis” e já era utilizada no século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação. Seguindo esse conceito, poderíamos dizer que a gestão de facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização. Dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, sendo mais um, entre os elos da dinâmica organizacional, na busca de vantagem competitiva e sobrevivência das organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *